Get me outta here!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Restituição do Imposto de Renda

Imposto de Renda, é o valor anual descontado do rendimento do trabalhador, mês a mês, ou da empresa e enviado ao governo federal, tendo uma porcentagem de desconto fixada pelo governo de cada país onde é aplicado esse imposto.


Claro, quem declara Imposto de Renda, pode ter a chance de recuperar parte dos valores que foram descontados durante 12 meses, através darestituição de Imposto de Renda, significa que o trabalhador pode ter o direito a receber parte deste dinheiro de volta, somente no caso de ser confirmada pela Receita Federal, a veracidade das informações quanto aos rendimentos e bens declarados.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução ao contribuinte do imposto cobrado a mais todos os meses no salário pela Receita Federal, durante o ano anterior da entrega da declaração de renda. O site Kingo Labs criou uma série de artigos sobre IRPF 2017.

É bom esclarecer, que o direito a restituição do Imposto de Renda é feita somente nos casos, onde as contas prestadas na declaração, comprovarem realmente que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria, é isso, que lhe garante o direito a restituição do imposto recolhido a mais.

A declaração do Imposto de Renda deve ser feita anualmente, sempre dentro do período de Março até no máximo 30 de Abril, é onde deve ser entregue junto a declaração anual de renda, a fim de comprovar se houve algum valor cobrado a mais durante o ano no salário do trabalhador.

Outros motivos que ajudam o contribuinte a ter direito a restituição do Imposto de Renda, é quando ao efetuar a declaração anual de renda, tiver lançado valores de despesas dedutíveis gastos com a saúde, com despesas médicas em geral, e educação como pagamento de escolas e faculdades, valores que podem  abater o valor do Imposto de Renda a pagar!

A restituição do Imposto de Renda é feita pela Receita Federal, sempre através de lotes até o final do mesmo ano da entrega da declaração anual de renda, e uma dica, os primeiros contribuintes que declaram o Imposto de Renda, são os primeiros a receber a restituição, caso tenha direito, é claro!

Para o contribuinte que acredita que tem direito a restituição do Imposto de Renda, e não receber até o final do ano em questão, provavelmente houve algum problema detectado pela Receita Federal, isso, significa que caiu na malha fina.

Nesse caso, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora, antes, que seja intimado a comparecer na Receita Federal para prestar mais esclarecimentos!


Caso tenha dúvidas para declarar o Imposto de Renda, o mais indicado é procurar um contador de confiança!

0 comentários:

Postar um comentário