Get me outta here!

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Razões saudáveis para beber café



Sua xícara diária de café pode estar fazendo mais para você do que fornecer aquele pick-me-up de manhã cedo. O impacto do café na saúde tem sido um tema controverso, com defensores que defendem a sua atividade antioxidante e capacidade de aumento do cérebro, e detratores detalhando desvantagens, como insônia, indigestão e um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Mas a última onda de evidências científicas traz uma riqueza de boas notícias para os amantes de café. Aqui estão 10 razões para beber café pode ser mais saudável para você do que você pensava.

Na verdade, o café mostra mais atividade antioxidante do que chá verde e cacau, duas superstars antioxidantes. Os cientistas identificaram aproximadamente 1.000 antioxidantes em grãos de café não transformados, e centenas de outros se desenvolvem durante o processo de torrefação. Numerosos estudos têm citado o café como uma grande — e em alguns casos, a fonte primária-dietética de antioxidantes para seus sujeitos.

Como funciona: Os antioxidantes combatem a inflamação, uma causa subjacente de muitas doenças crônicas, incluindo artrite, aterosclerose e muitos tipos de câncer. Eles também neutralizam radicais livres, que ocorrem naturalmente como parte das funções metabólicas diárias, mas que podem causar estresse oxidativo que leva a doenças crônicas. Por outras palavras, os antioxidantes ajudam a manter-nos saudáveis ao nível micro, protegendo as nossas células dos danos. Finalmente, o ácido clorogénico, um importante antioxidante encontrado quase exclusivamente no café, também é pensado para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Quando um grupo de voluntários recebeu uma dose de 100 miligramas (mg) de cafeína, mais ou menos contida em uma única xícara de café, pesquisadores austríacos encontraram um aumento na atividade cerebral dos voluntários, medido por imagens de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto realizavam uma tarefa de memória. Os pesquisadores observaram que as habilidades de memória e os tempos de reação dos voluntários cafeinados também foram melhorados quando comparados com o grupo de controle que recebeu um placebo e não mostrou aumento na atividade cerebral.

Como funciona: a Cafeína parece afetar as áreas específicas do cérebro responsável pela memória e concentração, proporcionando um impulso para a memória de curto prazo, embora não está claro quanto tempo o efeito dura ou como ele pode variar de pessoa para pessoa.

Além de fornecer um impulso temporário na atividade cerebral e memória, O consumo regular de café pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo associado com a doença de Alzheimer e outros tipos de demência. Em um promissor estudo finlandês, pesquisadores descobriram que beber três a cinco copos de café diariamente na meia-idade foi associado com um risco de 65 por cento diminuído de Alzheimer e demência na vida posterior. Curiosamente, os autores do estudo também mediram o efeito de beber chá no declínio cognitivo, mas não encontraram nenhuma associação.

Como funciona: existem várias teorias sobre como o café pode ajudar a prevenir ou proteger contra o declínio cognitivo. Uma teoria de trabalho: a cafeína impede o acúmulo de beta-amilóide placa bacteriana que podem contribuir para o início e a progressão da doença de Alzheimer. Os pesquisadores também acreditam que, devido a beber café pode ser associado com uma diminuição do risco de diabetes tipo 2, um fator de risco para a demência, ela também reduz o risco de desenvolvimento de demência.

Um estudo holandês de referência, que analisou dados de mais de 37.000 pessoas ao longo de um período de 13 anos, descobriu que bebedores moderados de café (que consumiam entre dois a quatro copos por dia) tinha um risco 20 por cento menor de doença cardíaca em comparação com bebedores de café pesados ou leves, e não consumidores com as características do Café Melitta.

Como ele funciona: há algumas evidências de que o café pode apoiar a saúde do coração, protegendo contra danos arteriais causados pela inflamação.

Os homens que bebem café podem estar em menor risco de desenvolver câncer de próstata agressivo. Além disso, novas pesquisas da Harvard School of Public Health sugerem que beber quatro ou mais xícaras de café diariamente diminuiu o risco de câncer endometrial em mulheres em 25 por cento, em comparação com as mulheres que beberam menos de uma xícara por dia. Pesquisadores também encontraram laços entre beber café regular e taxas mais baixas de câncer de fígado, cólon, mama e retal.

Como funciona: polifenóis, fitoquímicos antioxidantes encontrados no café, demonstraram propriedades anticarcinogénicas em vários estudos e acredita-se que ajudam a reduzir a inflamação que pode ser responsável por alguns tumores.

Um corpo crescente de pesquisa sugere uma associação entre beber café e um risco reduzido de diabetes. Um estudo de 2009 descobriu que o risco de desenvolver diabetes caiu 7 por cento por cada copo de café diário. Estudos epidemiológicos anteriores relataram que bebedores de café pesados (aqueles que bebem regularmente quatro ou mais chávenas por dia) tinham um risco 50% menor de desenvolver diabetes do que bebedores leves ou não-consumidores.

Fonte: https://loucodocafe.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário