Get me outta here!

domingo, 17 de abril de 2016

A cafeína ajuda a ter disposição?

A Cafeína é uma substância natural presente na maioria dos alimentos, suplementos, bebidas, medicamentos entre outros. E com uma rotina cheia de atividades como estudo, trabalho e academia as pessoas recorrem ao uso desse termogênico, pois se veem mais necessitadas de algo que dê energia. Mas será que a cafeína realmente ajuda a ter mais disposição?

A cafeína é uma das substâncias mais consumidas no mundo. Mesmo na antiguidade, já se acreditava em seu poder estimulante, energético e curandeiro.

E de fato a cafeína tem esse poder de dar disposição. Ela pode de alterar o metabolismo, estimulando o sistema respiratório, cardíaco e o sistema nervoso central dando mais energia. Além disso, a substância aumenta a concentração, o estado de alerta e o raciocínio.



Como a cafeína ajuda a ter disposição

A Adenosina é uma substância que funciona como um calmante para o cérebro. A cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da Adenosina. Ao diminuir os efeitos dessa substância, a cafeína deixa nosso cérebro em constante estado de alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental.

Alguns estudos também apontam que a cafeína estimula a produção cerebral de neurotransmissores como dopamina e serotonina, funcionando assim como um leve antidepressivo.

Efeitos da Cafeína no corpo
Estimula o sistema nervoso central;
Desidratação - quem toma doses elevadas de café, deve beber bastante água, pois a substância é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo dos rins, aumentando a micção e consequentemente o risco de desidratação;
provoca a liberação de ácidos graxos de gordos, tecido adiposo;
O estado de alerta aumenta; e
Aumenta os níveis de energia e retarda a fadiga.

Alimentos que contém cafeína

Quando se fala em cafeína, a primeira coisa que vem a sua mente é o café, mas se engana quem acha este é o alimento que contem a substância. Outros alimentos que também contém cafeína:

Chocolate - Uma xícara de cacau pode ter 3-50 miligramas de cafeína;
Chás - Mesmo que com níveis mais baixos, uma xícara de chá pode conter de 20 a 90 miligramas de cafeína;
Refrigerantes – A cafeína pode causar um efeito de dependência, por isso, ela é usada em alguns refrigerantes. As quantidades variam de zero até 40 miligramas;
Bebidas energéticas - Muito usada por frequentadores de academia ou por aqueles que querem ter mais disposição, as bebidas energéticas podem ter níveis elevados de cafeína, as vezes chegando a até 80 miligramas.

Controle

Ao tomar qualquer tipo de substância que seja capaz de alterar o Sistema Nervoso Central ou de causar dependência é necessário que haja um controle efetivo. A cafeína pode, até certo ponto, ser um ótimo estimulante, mas tudo dependerá da quantidade de doses tomadas. Quando se toma doses de cafeína acima dos 300mg/dia, é comum que a pessoa sinta irritabilidade, dificuldade na concentração e insônia.

Fonte: minotauropretreino.net

0 comentários:

Postar um comentário